Centro Espírita Caminho da Luz

Esse blog foi feito para divulgar a doutrina espírita..

Minha foto
Nome:
Local: São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brazil

Trabalhadora do cecal

10 de janeiro de 2009

Informativo Cecal


Movimento espírita em fatos
Edmar César Alves lançou livro intitulado “São Gabriel da Cachoeira - Sua Saga, Sua História” no dia 29 de setembro de 2007.
Entre os livros mais vendidos da cidade, o escritor obteve mérito público ao ser condecorado cidadão de São Gabriel da Cachoeira. O livro é de suma importância, porque além de servir como fonte de consulta, facilita a aproximação com brasileiros que desconhecem a região.
A obra é resultado de pesquisa realizada durante dois anos. Aborda vasta gama de aspectos como religioso, político, militar, social, cultural e econômico. Discorre como tudo aconteceu desde os primórdios, baseado em documentos e relatos das pessoas que construíram a história do município.
Das mais de 400 páginas, duas contam como se deu a fundação da Casa Espírita Caminho da Luz (Cecal). Ambiente humilde, mas acolhedor. Conhecida por qualidade e não por quantidade dos freqüentadores temporários. Com biblioteca, onde encontramos em torno de 500 livros espíritas catalogados à disposição dos que buscam conhecimento. E, atividades internas que prezam a questão da caridade.
Narra ainda como sucedeu a porta de entrada da doutrina espírita nos lares e depois em meio ao progresso do movimento religioso local.

O papel da evangelização
O 1º Ciclo de Evangelização Infantil é destinado à faixa etária dos três aos 10 anos. A reunião é dominical, das 8h e 30min às 10h e 30 min. O estudo acontece na Casa Espírita Caminho da Luz (Cecal).
No início, as responsáveis eram: a colaboradora Fernanda (transferida) e a presidente, Elizabeth Pontes (Beth). Assumiram os trabalhos as voluntárias Simone Magalhães Bizarro e Jocélia Segalla (transferida). Em primeiro momento, há recreação com brinquedos reciclados ou doados. Após a prece, a lição é transmitida através de histórias. Desenhos e pinturas estão relacionados às aulas.
As artes permanecem expostas no mural para que familiares possam acompanhar o aprendizado dos pequenos. Aliás, pais e responsáveis possuem papel fundamental tanto na sondagem dos temas, quanto na assiduidade dos filhos.
Datas comemorativas são abordadas pelas evangelizadoras, que incentivam produções como teatro, canto e atividades manuais. Mas a garotada lota a sala mesmo, nos dias em que a programação é filme acompanhado de pipoca e refrigerante. A escolha da animação sempre contém moral como pano de fundo.
Paralelo, nos fundos da casa, jovens estudam “O Evangelho Segundo O Espiritismo” dentro da seqüência do livro. Os assuntos são debatidos sob a supervisão da Roberta Enir Faria Neves Lima, Flora Sanguebuche (transferdida) e a vice, Auxiliadora Coelho Pontes (Dôra). O encerramento confraterniza ambas as turmas com lanche cedido sob regime de revezamento entre os trabalhadores da casa.
Apesar das férias, grupo pequeno prossegue com o estudo do Evangelho no Lar. Cada manhã de domingo na casa de um integrante. O propósito é manter o ritmo positivo durante a época de fim de ano. Além do incentivo aos novatos na doutrina. A continuidade é tão significativa que houve inclusive a detecção da necessidade de trabalho de desobsessão em determinado dia. Destarte, o grupo cria laços fraternos na caridade de auxílio mútuo.

Culto Ecumênico
São Gabriel da Cachoeira. O próprio nome da cidade conota religiosidade arraigada nas tradições.
Assim, centenas de famílias gabrielenses convergiram para Ginásio Arnaldo Coimbra. O culto ecumênico aconteceu na noite de sábado, dia 18 de outubro de 2008.
A cerimônia reuniu também, autoridades do município entre políticos, militares e instituições de educação. A celebração integrou organizações religiosas do município. Onde líderes religiosos orientaram para que futuros políticos mantenham boa conduta, baseada nos preceitos religiosos.
A postura de introspecção dos presentes se manteve durante cantos e orações. Fez ainda, uso da palavra o primeiro prefeito indígena da história do Estado, Pedro Garcia.

Fotos das atividades de 2008.

Apresentação de jogral no dia das mães.



E marionetes. O biscoito Redondo.


Jovens orientados por Roberta (centro) e Dôra (canto)


Crianças entoam singela canção em homenagem as mães.


Representantes religiosos abençoam futura administração municipal